Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações clique aqui.

Lema do Colégio

INTRODUÇÃO AO LEMA DO ANO LETIVO 2016-2017

O lema escolhido para o ano letivo 2016-2017; é “200 e + vive o sonho”.
Este lema tem três referências essenciais:

• 200. Este número faz referência aos anos que o Instituto marista completa a 2 de janeiro de 2017, portanto, no decurso deste ano letivo.
O sonho de Marcelino Champagnat tornou-se realidade e continua a tornar-se realidade em todos os lugares onde estamos presentes. Durante este ano, daremos graças a Deus e à nossa Boa Mãe por estes 200 anos de história, pelos milhares de irmãos e pela sua entrega à missão marista, por tantos leigos comprometidos e por milhares de pessoas que, enquanto crianças e jovens, puderam beneficiar da educação e da presença marista. É, por isso, uma referência histórica, uma efeméride que celebraremos com alegria, juntamente com todas as pessoas que, de uma maneira ou outra, estão próximas do carisma e da presença marista em qualquer lugar do mundo.

• e +. Deixamos, por momentos, a nossa história e olhamos para o futuro.
A instituição completa duzentos anos mas a nossa missão ainda está por realizar. Não estamos a começar de zero mas gostamos de dizer que estamos num novo começo, numa nova aurora que queremos ajudar a nascer. Não conhecemos os desígnios do Espírito mas a nossa vontade é continuar a ser fiéis ao carisma fundacional. Queremos continuar a procurar o nosso lugar entre as crianças e jovens, especialmente os que mais ajudam possam necessitar.
Queremos encontrar os Montagne de hoje.

• Vive o sonho. Uma referência pessoal. Uma referência para cada um de nós que, de alguma forma, pode personalizar essa vivência do futuro que queremos criar. Diante desses duzentos anos de história e querendo continuar a ser fiéis à nossa missão marista, eu, como marista, como aluno, como pessoa… posso formular o meu sonho, o meu projeto pessoal para este futuro que queremos continuar a criar ao lado daqueles que nos possam necessitar, de mãos dadas com Maria.

O CARTAZ DO LEMA 2016-2017

O cartaz para o ano 2016-2017 é obra do arquiteto e artista Andrés Gil Crespo.
Andrés é de Bilbau, pertence a uma fraternidade marista e colabora nos grupos MarCha do colégio. Em anos anteriores, encarregou-se de realizar o cartaz para o objetivo educativo. Além disso, elabora boa parte da iconografia utilizada pela Província Ibérica.

Gestão de Ensino: E-Schooling Server Portal SIGE3 Moodle Intranet Webmail Secretaria Virtual