O voluntariado é um trabalho de humanização e uma prática privilegiada de realização pessoal e social, com uma intervenção ativa na comunidade envolvente.
O projeto de Voluntariado Marista é constituído por uma equipa de professores e alunos que realizam voluntariado em diversas instituições e associações de intervenção social, de forma regular e periódica.
Neste momento o projeto de Voluntariado Marista destina-se aos alunos do secundário para que possam participar de forma autónoma nas atividades propostas e nas associações com as quais colaboramos regularmente.
Pretende-se que os alunos possam desenvolver a prática de voluntariado em áreas que potenciem o desenvolvimento de competências a nível pessoal e de intervenção social na comunidade envolvente através do serviço à comunidade e do cuidado do Outro.
Ao longo do ano letivo, proporcionamos também ações de voluntariado que são direcionadas à participação da comunidade educativa e das famílias Maristas, envolvendo os diversos ciclos de ensino.
Ser voluntário é ser cidadão ativo e comprometido, num projeto organizado, de índole social, com o objetivo de promover a justiça e a solidariedade entre as pessoas.
O Voluntário Marista é alguém que:
Desenvolve a sua atividade de voluntariado em colaboração com uma organização de intervenção social parceira do projeto de Voluntariado Marista.
Participa ativamente nas atividades de voluntariado.
Assume uma tarefa num determinado horário e por um período acordado.
Deve ser presença de unidade na equipa, facilitador das relações e dos projetos.
Promove os valores Maristas junto das comunidades e organizações de intervenção social.
Exerce uma cidadania ativa de intervenção na comunidade através do serviço social.
Para formalizar a inscrição do seu educando no Projeto de Voluntariado Marista neste ano letivo, por favor, aceda ao presente link e preencha o seguinte formulário:
Conheça as nossas atividades e instituições com as quais colaboramos:
Casa da Criança de Tires;
Banco Alimentar contra a Fome, Lisboa;
Centro Comunitário da Paróquia da Parede (participação no projeto compotas solidárias e outros projetos de solidariedade);
Centro Social e Paroquial de Nova Oeiras (apoio pedagógico no centro de estudos, campanhas de solidariedade, jantares comunitários, apoio às atividades do centro de dia, dinamização das colónias de férias);
Comunidade Vida e Paz;
Gatos do Jardim;
Refood;
Sol Fraterno;
Lar da Boa Vontade;
CASA – Centro de Apoio às Pessoas em Situação de Sem Abrigo.