Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações clique aqui.

Desporto | Modalidades

GINÁSTICA

GINÁSTICA NO COLÉGIO

 

A Coordenação de Desporto continua a apostar numa modalidade com tradição no nosso Colégio: a Ginástica.

Deste modo, reajustamos os horários em função da evolução do número de atletas inscritos no ano letivo anterior. As aulas atualmente decorrerem no ginásio do Pátio Interno, e também no Pavilhão (recinto e sala de espelhos). Continuamos com um grande leque de classes e, no caso das classes de Competição, em horário alargado. A equipa técnica é da responsabilidade da professora Sofia Freitas.

Os professores Patrícia Antunes e João Cardoso dinamizam a atividade no Pré-Escolar e Formação do 1.º Ciclo (Acrobática e Trampolins), cujos  principais objetivos são trabalhar as bases gímnicas, com a introdução às disciplinas específicas de Acrobática e Trampolins, preparando os ginastas para o ingresso à Competição e à Representação.

Por sua vez, na especialidade de acrobática, que aborda um conjunto de componentes como flexibilidade, ritmo, equilíbrio, força, postura e trabalho em grupo, os ginastas poderão iniciar a sua prática na classe Minis ou Formação (formação base de acrobática), de modo a adquirir todas as competências necessárias para transitar para a classe de competição, a cargo das treinadoras Rita Neves e Patrícia Antunes. E a classe dos trampolins (duplo-mini-trampolim e trampolim, esta última modalidade olímpica) está a cargo do treinador João Cardoso. Os ginastas devem iniciar a sua prática na classe Saltitões ou Formação (formação base de trampolins), de forma a adquirir todas as competências necessárias para transitar posteriormente para a classe de competição.

A par da competição, temos também as classes de Representação: Ginástica para Todos (GpT), a classe Gym ao Quadrado e a classe JustGYM. As classes de Representação não preveem  competição, no entanto, são trabalhadas as várias especialidades gímnicas, tais como introdução à acrobática e trampolins, sempre numa componente individual. Os diferentes grupos  de GpT fazem as suas apresentações em grupo, participando em diversos festivais e eventos gímnicos de nível concelhio, distrital, nacional e internacional não competitivos, nomeadamente o PortugalGYM, EuroGYM e Gymnaestrada. Estas classes de Representação são da responsabilidade dos treinadores Sofia Freitas e Miguel Balsas.

A Coordenação de Desporto, a cargo do Professor Daniel Pedro, está disponível para qualquer esclarecimento através do email – coordenadordesporto@marista-carcavelos.org; e relembra, ainda, que qualquer aluno poderá experimentar uma aula das diferentes atividades extracurriculares, desde que apresente ao professor da modalidade uma autorização por parte do encarregado de educação na agenda escolar.

 


 

Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest
Gestão de Ensino: E-Schooling Server ePass Moodle Intranet Webmail Secretaria Virtual