Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações clique aqui.

Desporto | Modalidades

VOLEIBOL

O Voleibol é uma modalidade desportiva que conheceu uma grande expansão mundial nos últimos anos e tornou-se num desporto simultaneamente tão físico e técnico, como espetacular. As suas novas regras, a grande variedade das suas estratégias e habilidade dos seus jogadores fazem dele também um desporto apaixonante para praticar.

O Voleibol é um desporto coletivo que fomenta relações interpessoais muito intensas e permite, assim, adquirir competências que não se encontram noutras modalidades. A ausência de contacto físico possibilita a participação de jogadores com idades e morfologias diferentes. A impossibilidade de agarrar a bola fomenta a noção de equipa e o compromisso entre todos os atletas. A queda de bola implica rutura do jogo, logo solicita capacidades condicionais e coordenativas em conjunto. As irregularidades técnicas são punidas pelas regras, o que provoca exigências no controlo dos movimentos, ou seja, a procura da perfeição.

O Voleibol foi introduzido como atividade extracurricular no Colégio em 1998 e tem como responsáveis os Professores Radoslav  Peytchev e Pedro Chapa.

 

EQUIPA DE INICIADAS DE VOLEIBOL

 

Ao longo desta época, tive a oportunidade de representar o Colégio Marista de Carcavelos fazendo parte da equipa de Iniciadas de Voleibol. Participámos em vários torneios e competições que nos permitiram desenvolver vários valores Maristas, tais como o espírito de família, o companheirismo, o trabalho em equipa, bem como fortalecer laços de amizade.

Entre todos os torneios e competições, destaco as duas últimas competições em que participámos este ano, a do Desporto Escolare o SummerCup na Lousã, pois pudemos frequentar dois ambientes com objetivos distintos.

O do Desporto Escolar, mais virado para a competição, contou com a participação de centenas de equipas escolares de todo o país, tendo sido apuradas apenas seis para a fase final. A nossa equipa, que representava o Colégio Marista de Carcavelos, ficou em quarto lugar a nível nacional, o que me deixou  orgulhosa pelos bons resultados obtidos ao longo da época. Uma das minhas melhores memórias foi o momento em que, chegadas ao primeiro lugar da fase zonal, oferecemos as nossas medalhas às atletas da equipa que ficou em último lugar. Foi um gesto apreciado pelas atletas dessa equipa e, para nós, foi um gesto autêntico, de solidariedade e de companheirismo.

 Por sua vez, no SummerCup na Lousã, uma competição internacional com a participação de 28 equipas no nosso escalão, o ambiente era mais de convívio, no sentido de oferecer às atletas um momento de reflexão sobre o trabalho desenvolvido durante a época, diversão e algumas estratégias para o ano seguinte. Em termos competitivos, ficámos classificadas em 6.º lugar. Foram momentos partilhados, num espírito de equipa e de família. Esta é a competição em que participo com maior satisfação porque, como o espírito não é tão competitivo, permite-nos viver melhores momentos enquanto grupo e equipa, sendo os valores afetivos, como o companheirismo e a amizade, uma constante.

A participação nestes eventos permite-me, através do desporto, desenvolver competências e capacidades não só enquanto atleta, mas também crescer em termos pessoais.

 

Margarida Galvão, 9.º B

 

Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest
Gestão de Ensino: E-Schooling Server ePass Moodle Intranet Webmail Secretaria Virtual