Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações clique aqui.

Comunicação | Notícias

2018 I 2019

          

 

Equipa de alunos de Economia vence Feira Ilimitada de Cascais

 

A equipa Slapen constituída por 5 alunos do 11º ano de escolaridade, venceu a Feira Ilimitada de Cascais que decorreu no passado dia 7 de maio e onde estiveram 25 equipas de escolas dos concelhos de cascais, Oeiras, Sintra e Mafra.

 

A Feira Ilimitada é um certame promovido pela Junior Achievement Portugal e os seus parceiros onde são dados a conhecer os projetos criados por jovens empreendedores do ensino secundário no âmbito do programa A Empresa

A mini-empresa Slapen concebeu, nas aulas de Economia, um dispositivo que pretende resolver um problema com o qual a generalidade das pessoas se confronta e que tem a ver com o facto de durante o período do sono se soltar, muitas vezes, a roupa da cama.

O mecanismo inovador criado pela Slapen permite que a roupa de cama se mantenha presa ao longo de toda a noite sem impedir o movimento da pessoa dado que contém um elástico flexível que permite que o mecanismo se ajuste à cama sem prender os movimentos.

O dispositivo é constituído por dois blocos produzidos em madeira de pinheiro unidos entre si por um material elástico que se ajusta a qualquer colchão e que, de acordo com o plano financeiro da Slapen,  estará em condições de ser colocado no mercado a menos de 6 euros a unidade.

Estão de parabéns os alunos Pedro Coelho, João Lima, Mafalda Bação, Cátia Moreira e Mariana Reis do 11º 3 que tão bem souberam identificar e gerir uma oportunidade de negócio, desenvolvendo competências de trabalho fundamentais na atual Economia Global.

Depois de ter vencido a fase regional, esta equipa irá agora apresentar a sua ideia de negócio na XI Competição Nacional da Junior Achievement que irá decorrer no próximo dia 28 de maio no auditório do Museu do Oriente e cujo prémio é a participação na JA Europe Company of the Year Competition, a realizar em Belgrado (Sérvia), entre 16 e 19 de Julho próximo.

Boa sorte Slapen!



 

 

                            

 

Nos dias de hoje não basta apenas ter vontade de tornar um empreendedor. Para chegar ao sucesso, é preciso contar com a orientação e a preparação adequadas. Qual é, então, o papel da escola nesse contexto? Sabemos que a escola deve preparar o aluno para ser um cidadão consciente e autónomo. Assim, é também na escola que deve começar a preparação para o empreendedorismo.

O nosso colégio tem uma longa tradição de participação em projetos de empreendedorismo com prémios ganhos em certames nacionais.

No corrente ano letivo, as turmas de Economia A e C, do nosso colégio, estão novamente a participar no programa bandeira da Junior Achievement -  A EMPRESA.

Este programa é considerado uma best practice pela Comissão Europeia, porquanto desafia alunos do ensino secundário a criar e a gerir uma mini-empresa, ao longo de um ano letivo e em contexto sala de aula.

 

Uma vez constituída a equipa/mini-empresa, os alunos contam com o apoio do professor e de um voluntário do mundo empresarial. Ao longo do ano letivo, os alunos criam um produto ou serviço, elaboraram um plano de negócio onde se inclui a viabilidade financeira, reúnem capital através da venda de títulos de participação,  colocam o seu produto/serviço no mercado e por último, liquidam a operação pagando os dividendos aos titulares. Em cada uma das etapas do ciclo empresarial os alunos desenvolvem uma competência empreendedora fundamental para o seu futuro.

O sucesso de um projeto é pautado, essencialmente, por um plano estratégico apurado e minucioso. Como o êxito de um plano de ação está inerentemente ligado ao cumprimento de prazos, é indispensável uma boa gestão do tempo.

O deadline da submissão dos projetos vai ser na última semana de aulas do 2º período por isso, nas últimas aulas a pressão tem vindo a aumentar e as equipas tem vindo a lutar contra o tempo de forma a submeter com rigor e qualidade as suas candidaturas à Feira Ilimitada que irá realizar-se em maio e na qual estarão apenas os melhores projetos.



Alunos de Economia em missão empreendedora em Madrid

 

Na sequência da vitória alcançada na XI edição do Concurso de Empreendedorismo, promovido pela DNA Cascais em pareceria com a Universidade Europeia, a equipa constituída pelos alunos de Economia, Ana Rita Pinto, Pedro Espadinha, Tomás Gomes e Catarina Moiço, deslocou-se em missão empreendedora a Madrid de 4 a 8 de setembro na companhia da professora Glória Reino que orientou o projeto.

Apesar de algumas peripécias com o voo e com a bagagem que se extraviou, os alunos e a professora foram muito bem acolhidos nas magníficas instalações do Campus de Villaviciosa de Ódon da Universidade Europeia de Madrid onde o grupo ficou alojado e cumpriu um intenso programa de visitas muito apreciado por todos.

Em Madrid, alunos e professora, tiveram oportunidade de conhecer a cidade do ponto de vista cultural bem como conhecer o Ecossistema Empreendedor da cidade e contactar com diferentes realidades empreendedoras alargando assim a rede de contactos.

O grupo regressou a Portugal bastante entusiasmado e cheio de vontade de avançar para um novo projeto de empreendedorismo.

geral@clickstop.pt

Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest
Gestão de Ensino: E-Schooling Server ePass Moodle Intranet Webmail Secretaria Virtual