Curso ELEM

Durante a primeira semana de outubro teve lugar, na casa marista de Roxos, a primeira semana do Curso ELEM, Especialista em Liderança e Espiritualidade Marista.

A experiência foi uma nova viagem por dentro. Começámos a semana acompanhados por Josean Manzanos, bem conhecido por todos por ter dirigido os workshops de interioridade dos últimos anos e ter participado, este ano, na Convenção de educadores que se realizou no dia 4 de setembro em Leão. Graças a ele, foi possível aprofundar as nossas qualidades, os nossos sonhos, os nossos valores e as nossas inquietações… tudo com o fim último de ir encontrando respostas à pergunta: Quem sou eu?

A etapa seguinte da viagem foi com Enrique Martínez Lozano, que, entre outros temas, introduziu a figura de Jesus de Nazaré e das Bem-aventuranças através da sua espiritualidade, da sua experiência de vida e da sua VERDADE. É incrível ver como tudo isto vai mexendo dentro de nós e dando nome e forma ao que considerávamos indizível.

A parte da Liderança foi dada pela Maria, do Grupo P&A, que serão os responsáveis pelo acompanhamento das nossas competências como Líderes, neste processo de desenvolvimento pessoal e sobretudo profissional.
Roberto e Román falaram-nos da organização e da liderança na nossa Província Compostela, dando ordem e rosto a cada uma das equipas que ali aparecem. Ao mesmo tempo foi possível visualizar o processo de formação sobre a espiritualidade na nossa província nos últimos anos.

Nas palavras dos participantes: “(…) o fundamental desta semana são as pessoas com quem partilhámos momentos, entusiasmos, receios, … Especialmente as quatro extraordinárias pessoas que prepararam tudo com tanto carinho, fazendo-nos sentir parte da nossa família Marista”

“Os dias em Roxos representaram para mim uma excelente experiência de reflexão e vivência da interioridade. Foi muito bom desfrutar do ambiente de família, do trabalho em equipa, dos momentos de celebração e de lazer num contexto maravilhoso. Agradeço esta oportunidade de aprofundar a espiritualidade cristã no quadro de espiritualidade marista, partilhando dúvidas, inquietações, ilusões e desejos A riqueza do grupo e os momentos para experimentar o silêncio criaram um espaço perfeito para o crescimento pessoal e para viver a partir do ser.“

“Experiência. Ser. O curso ELEM proporcionou momentos de encontro com os outros, favorecendo o espírito de família e companheirismo entre professores de diferentes colégios da província mas, principalmente, proporcionou momentos de encontro comigo própria, através de diferentes experiências. Provocou inquietações, daquelas que nascem quando nos confrontamos connosco próprios e com o nosso sentido de ser marista, sonhando a espiritualidade nos nossos estabelecimentos educativos. Esta primeira semana foi uma experiência maravilhosa, onde me pude recarregar de paixão e "ilusión" (palavra sem verdadeira tradução em português...) e aprender imenso.... Estou muito agradecida pela oportunidade.”

Até janeiro…