Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Oferta Educativa

Projetos

Bandeira Verde

Cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas

Pelas catorze horas, do dia 11 de novembro, teve lugar a Cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas, que simboliza o compromisso do nosso Colégio pelo ambiente e pela sustentabilidade. Assistiram a esta cerimónia vários elementos da comunidade educativa, nomeadamente o Diretor, professor Félix Lopes; representantes da Associação de Pais; a Presidente da Associação de Alunos; os Delegados de Turma, de Pastoral, Desportivo e Cultural representantes de todas as turmas do Colégio; as professoras Joana Rita Pala, Helena Felgueiras e Rita Fernandes, responsáveis pelo Projeto Eco-Escolas; bem como o Presidente da Junta de Freguesia Parede-Carcavelos.

O ano 2018-2019 foi o primeiro ano letivo em que o Colégio se inscreveu no Programa Eco-Escolas; no entanto, há muito que já eram desenvolvidos diversos projetos com a preocupação de proteger o nosso planeta. Este programa possibilitou, assim, dar consistência e unidade às ações que já se desenvolviam, desde o ensino Pré-Escolar ao Ensino Secundário, em várias disciplinas, como também a ações desenvolvidas pelo Clube dos Avós ou Associação de Pais.

A atribuição deste Bandeira Verde deve ser entendida como mais um meio de motivação a todos os membros da comunidade educativa, um apelo a que atuem em conjunto, para que tenhamos um Colégio e um planeta mais sustentável. E, como foi frisado durante esta cerimónia, esta melhoria passa por pequenos gestos, tais como: evitar desperdiçar comida, água ou papel, separar os resíduos ou chamar a atenção de alguém que se revele menos cuidadoso com o espaço comum.

Com a dinamização de diversas ações decorrentes do Programa Eco-Escolas, pretendemos dar voz às palavras do Papa Francisco: “Vós, queridos jovens, não sois o futuro. Gostamos de dizer-vos: «Sois o futuro…» Mas não é verdade! Vós sois o presente!”.

 

 

 

 

 

Na Carta Encíclica "Laudato Sí", o Papa Francisco pede a todos nós (não só aos cristãos, mas a todos os habitantes do planeta Terra) que cuidemos da casa comum.
Na  "Encíclica Verde", o Papa Francisco propõe o modelo de S. Francisco de Assis, de quem se aprende como são inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenhamento na sociedade e a paz interior.
Como Maristas, não podemos ficar indiferentes a este apelo. Com o propósito de  promover a solidariedade universal para unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, aderimos ao programa internacional Eco-Escolas.
https://w2.vatican.va/content/vatican/it.html
https://ecoescolas.abae.pt/