Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Oferta Educativa

1º Ciclo

Horta do Ir. Joaquim

A natureza tem a capacidade de encontrar um forte sentido para tudo o que nela se passa. Como em quase tudo o que acontece no nosso quotidiano, nada acontece sem existir algo que o justifique. A semente germina porque foi colocada num ambiente favorável. A planta não cresceu porque não existiram os cuidados ou as condições necessárias.

Vários estudos sugerem que os alunos em contacto regular com hortas pedagógicas se tornam academicamente superiores. O Projeto Educativo Marista apela à formação integral dos nossos alunos e estamos convictos que as atividades da horta são um forte complemento. Não serão certamente os conhecimentos agropecuários que justificam esta melhoria académica, no entanto, a responsabilidade, o respeito e o cuidado pelas plantas e pelos animais, a cooperação para um bem comum fomentam algumas virtudes que definem o bom aluno e o bom cidadão.

O bom cristão, a inteligência espiritual e naturalista do ser humano não são esquecidos neste contexto. Deus está connosco em todo o lado! Quando deixamos que os nossos cinco sentidos despertem para o que está à nossa volta, as possibilidades são infinitas.

O Papa Francisco, na sua Encíclica Laudato Si’ aborda o tema da Casa Comum que todos devemos cuidar e respeitar. Desafia-nos a contribuir ativamente para a construção de um mundo e futuro melhor para todos. É fácil imaginar como seria a sociedade se todos unissem esforços para cuidar da “nossa casa”, da nossa horta.

A Horta do Ir. Joaquim é uma semente dessa sociedade que sonhamos.