Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Oferta Educativa

Secundário

Junior Achievement

 

                            

 

Nos dias de hoje não basta apenas ter vontade de tornar um empreendedor. Para chegar ao sucesso, é preciso contar com a orientação e a preparação adequadas. Qual é, então, o papel da escola nesse contexto? Sabemos que a escola deve preparar o aluno para ser um cidadão consciente e autónomo. Assim, é também na escola que deve começar a preparação para o empreendedorismo.

O nosso colégio tem uma longa tradição de participação em projetos de empreendedorismo com prémios ganhos em certames nacionais.

No corrente ano letivo, as turmas de Economia A e C, do nosso colégio, estão novamente a participar no programa bandeira da Junior Achievement -  A EMPRESA.

Este programa é considerado uma best practice pela Comissão Europeia, porquanto desafia alunos do ensino secundário a criar e a gerir uma mini-empresa, ao longo de um ano letivo e em contexto sala de aula.

 

Uma vez constituída a equipa/mini-empresa, os alunos contam com o apoio do professor e de um voluntário do mundo empresarial. Ao longo do ano letivo, os alunos criam um produto ou serviço, elaboraram um plano de negócio onde se inclui a viabilidade financeira, reúnem capital através da venda de títulos de participação,  colocam o seu produto/serviço no mercado e por último, liquidam a operação pagando os dividendos aos titulares. Em cada uma das etapas do ciclo empresarial os alunos desenvolvem uma competência empreendedora fundamental para o seu futuro.

O sucesso de um projeto é pautado, essencialmente, por um plano estratégico apurado e minucioso. Como o êxito de um plano de ação está inerentemente ligado ao cumprimento de prazos, é indispensável uma boa gestão do tempo.

O deadline da submissão dos projetos vai ser na última semana de aulas do 2º período por isso, nas últimas aulas a pressão tem vindo a aumentar e as equipas tem vindo a lutar contra o tempo de forma a submeter com rigor e qualidade as suas candidaturas à Feira Ilimitada que irá realizar-se em maio e na qual estarão apenas os melhores projetos.

 

veja mais noticias em:

https://www.marista-carcavelos.org/conteudos/oferta-educativa/secundario