Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Oferta Educativa

3º Ciclo

APRESENTAÇÃO

Sejam bem vindos ao 3º Ciclo do Colégio Marista de Carcavelos. O Ciclo é constituído por 15 turmas. 5 turmas de A a E, em cada um dos anos letivos (7º, 8, e 9º ano).

 

O Projeto Educativo do Colégio Marista de Carcavelos procura uma resposta adequada aos alunos da sociedade atual. O aluno é o centro da ação pedagógica dos docentes e do pessoal não docente, onde se procura educar a inteligência, mas também o coração. É um Projeto diversificado onde se respeita o ritmo de cada aluno e onde o protagonista é o aluno. Aos encarregados de educação cabe a função de principais “professores (educadores)” dos seus filhos. Devem assumir, de forma cooperativa com o Colégio, a formação integral dos alunos e a transmissão dos valores morais, éticos e religiosos.

Não existindo dois alunos iguais, não se pode exigir a todos o mesmo, da mesma maneira e ao mesmo tempo. Por outro lado, acreditamos que cada um contém um manancial de capacidades, muitas vezes ainda por descobrir. É por isso que valorizamos o desenvolvimento em aula das Inteligências Múltiplas. Procuramos essencialmente educar para a vida.

Propomos desenvolver uma capacidade de interioridade e reflexão sobre si, mas especialmente sobre o outro e sobre o mundo. É na partilha e na cooperação com o outro que o crescimento pessoal é mais rico. É no 3º ciclo que a capacidade de introspeção atinge um pico ótimo de desenvolvimento. Desta forma, pretende-se o desenvolver do autoconhecimento, que ilumina a escolha do caminho que os jovens querem para as suas vidas, para, consciente e refletidamente, enfrentarem com segurança todos os desafios que ocorram ao longo do seu percurso.

Também a solidariedade é um objetivo a desenvolver, consciencializando os nossos alunos que o ser solidário é comprometer-se com os outros, vivenciando as suas dificuldades e acompanhando o caminho para as ultrapassar.

Os alunos são convidados a ser protagonistas do seu próprio caminho e a acreditar que podem construir o seu projeto pessoal para o futuro, de mãos dadas com os educadores, e amparados pela Boa Mãe. Marcelino Champagnat  disse que “A educação é uma obra de amor.” Esta frase ainda hoje orienta a ação dos nossos educadores.

“Formar bons cristãos e virtuosos cidadãos” é o objetivo final da nossa missão, enraizada nos sonhos do nosso fundador Marcelino Champagnat, que afirmava constantemente “para bem educar, é preciso antes de tudo amar, e amar todos igualmente”.

Queremos que saibas, aluno marista, que podes contar com cada educador no acompanhamento ”do teu caminho" para um novo ano letivo, onde a pontualidade e assiduidade devem continuar a ser indicadores de um excelente funcionamento do ciclo.