Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Oferta Educativa

3º Ciclo

CONVIVEMOS

2019 | 2020

PROJETO CONVIVEMOS

 

O Projeto ConviveMos tem como principal finalidade promover o bom ambiente relacional na escola, visando o bem-estar socio-emocional dos alunos. Assenta no pressuposto de que são as capacidades de ajudar e de ser ajudado as principais dimensões para melhorar os relacionamentos no contexto escolar e que os próprios alunos poderão desempenhar um papel significativo nesse processo.

O projeto destina-se as alunos do 3º Ciclo, respetivos pais e encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, abordando temas como o bom ambiente escolar, a promoção de competências sociais e emocionais e a prevenção do bullying e cyberbullying.

 

  1. INTRODUÇÃO E MOTIVAÇÕES

É sabido que nem sempre as relacões sociais entre pares se guiam por princípios e normas de uma sã convivência, provocando mal-estar no ambiente escolar e tendo como consequência o sofrimento psicológico de outra criança e/ ou adolescente. Por isso, consideramos essencial que o espaço escolar seja um espaço securizante, confortável e promotor de um bom relacionamento entre todos, em que a amizade e o espiríto de família prevaleçam, facilitando a integração de todos aqueles que frequentam diariamente a escola. O desenvolvimento do adolescente caracteriza-se em grande parte pela aceitação social, dimensão estruturante para o desenvolvimento harmonioso da sua identidade. Preocupamo-nos quando sentimos um aluno pouco envolvido no ambiente escolar, por se sentir agredido por outros, ou desamparado pelos que o rodeiam. Daí que um sistema de ajuda, que prevê a ajuda entre pares, alunos que cooperam com outros alunos que têm dificuldades de relação, poderá ajudar a minorar e a ultrapassar essas situações problemáticas.

É, portanto, nossa convicção de que este projeto pode ajudar a criar  relacionamentos positivos entre os alunos e contribuir para o desenvolvimento harmonioso das suas personalidades.

 

  1. OBJETIVOS

Objetivo geral

O Projeto ConviveMos tem como principal objetivo adotar e inspirar boas práticas de convivência na escola, proporcionando aos alunos oportunidades de aprendizagens sociais e emocionais, tornando-os mais responsáveis para com os outros e, deste modo, ajudar a formar para a cidadania.

Objetivos específicos

  • Promover a aprendizagem de habilidades socio-emocionais e de comunicação
  •    Implementar atividades que inspirem boas práticas de convivência no espaço escolar
  • Incrementar a participação ativa e responsável
  • Promover o respeito à diferença
  • Criar um ambiente em que os alunos se sintam seguros
  • Desenvolver uma melhor comunicação entre pais, filhos e professores sobre o tema
  • Melhorar a autoestima dos alunos
  • Aumentar a presença ativa por parte dos professores e dos não docentes
  • Refletir com os alunos sobre a definição de bullying e as suas consequências
  • Encorajar as testemunhas e/ ou vítimas a denunciar
  •  

III. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

            Ao longo do ano são realizadas um conjunto de iniciativas, que abaixo se enunciam:

  1. formação a docentes e não docentes;
  2. informação aos encarregados de educação sobre o projeto;
  3. criação de um grupo de Alunos-mediadores, com representantes das 15 turmas;
  4. sessões formativas aos Alunos-mediadores do 3.º Ciclo;
  5. divulgação de efemérides sobre a temática dos comportamentos saudáveis entre crianças e jovens;
  6. participação em Conferências e representações teatrais sobre a problemática do bullying, cyberbullying (7.º e 8.º anos) e violência no namoro (9.º ano).

A equipa do projeto, em articulação com os Diretores de turma do 3º Ciclo, colabora na gestão e reolução de conflitos entre pares.

  1. Avaliação

O projeto é avaliado no fim de cada ano pela equipa que acompanha o projeto e pelos alunos mediadores, tendo em vista a melhoria contínua do mesmo.