Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Gabinete de Comunicação

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Para além de nós, somos nós. Desperta!

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."

José Saramago

 

Foi inaugurada a exposição fotográfica "Para além de nós, somos nós. Desperta!" sobre a Pandemia, com fotografias do projeto EverydayCovid - diários fotográficos em estado de emergência. 
 
A exposição irá estar acessível no passeio pedonal, disponível à comunidade envolvente e a todos os que a pretendam visitar.
 
Segue em anexo texto de apresentação da exposição. 
 
 
A União de Freguesias de Carcavelos e Parede apoiou a realização desta exposição, a qual irá depois estar disponível em formato itinerante nas diversas escolas da freguesia. 

 

Na vivência de tempos únicos, o projeto Everyday Covid retratou desde março do ano passado o início de toda uma nova realidade, individual e coletiva, de uma sociedade atingida pela pandemia do coronavírus. Ir ao âmago dessa realidade, foi o propósito deste projeto que consistiu num diário fotográfico na página do Instagram @everydaycovid, fundada pelos fotojornalistas Gonçalo Borges Dias e Miguel A. Lopes. Este registo diário fotográfico em estado de emergência, que contou com a colaboração de mais de 100 fotógrafos portugueses, foi levado a cabo pela necessidade fulcral de informar e registar para memória, a luta e as respostas dos portugueses face à pandemia.

Nas suas palavras, para que o futuro não esqueça.

Tal como o professor Félix Lopes, Diretor do Colégio Marista de Carcavelos, salientou ?A pandemia provocada pela Covid-19 veio mudar o Mundo e os nossos mundos. As experiências vividas no último ano fizeram-nos parar e refletir sobre a forma como vivemos e nos relacionamos.?

O Papa Francisco aponta-nos o caminho ?Se aproveitarmos esta prova como oportunidade, podemos preparar o amanhã sob a bandeira da fraternidade humana, à qual não há alternativa, porque sem uma visão geral não haverá futuro para ninguém?.

Eternizar em fotografia estas vivências e momentos, expô-los à comunidade para que todos possamos registar e despertar em nós a memória futura destes tempos insólitos, pôde ser possível através da cedência das fotografias do projeto Everyday Covid e da colaboração do fotojornalista Gonçalo Borges Dias, cofundador do projeto, ao qual expressamos o nosso agradecimento.

Expressamos o nosso agradecimento ao Presidente da União de Freguesias de Carcavelos e Parede, Dr. Nuno Alves, pelo apoio prestado. Esta exposição, proposta a toda a comunidade local e escolas da freguesia, é a oportunidade para que possamos olhar, reparar e despertar para esta realidade.

Para além de nós, somos nós nesta vivência da pandemia, na luta que tem sido travada e na fraternidade que se vivenciou em comunidade.

A oportunidade de dar sentido ao momento em que vivemos, através do registo fotográfico destes tempos, destes momentos, para que possamos olhar, reparar e despertar para esta realidade que assolou as nossas vidas desde março de 2020, é essencial e de inigualável importância.

Para que todos possam olhar, ver e despertar!

Colégio Marista de Carcavelos