Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Gabinete de Comunicação

DESPERTA PARA A (IN)TOLERÂNCIA!

Prezada Comunidade Marista,

 

Vimos por este meio informar que a exposição sobre a pandemia "Para além de nós, somos nós. Desperta!" foi, na noite de sábado passado, alvo de atos de vandalismo, ao que as fotografias expostas no gradeamento do colégio foram rasuradas com afirmações que repudiam a vivência pandémica que assola a sociedade portuguesa desde março do ano passado.  

Desde o momento da sua inauguração, chegaram até nós algumas, poucas, opiniões quanto ao teor da exposição e alguma incompreensão da mesma.   

  

Como Colégio Católico tivemos o intuito de simbolizar e de homenagear, através de registos fotográficos de vivências reais,  todos os que viveram de perto esta realidade, sinónimo de resiliência das famílias e de toda a comunidade, nesta luta travada perante a estranheza de um novo vírus.

  

Reiteramos os gestos mais simples e mais nobres no ser humano, a fraternidade na construção da humanidade assente no diálogo e no respeito como algo que pauta a nossa vivência Marista e orienta a nossa missão em formar Bons Cristãos e Virtuosos Cidadãos, assentes em valores como a tolerância, a liberdade, mas também no diálogo e no respeito mútuo, mesmo perante opiniões divergentes.  

  

Desta forma,  rejeitamos todo e qualquer ato de vandalismo e fomentamos na nossa ação educativa os valores de tolerância e de liberdade, de aceitação da opinião do Outro, das suas ideias e dos seus ideais. Pretendemos que a educação dos nossos alunos seja sempre orientada por valores tão fundamentais em sociedade e que estes sejam promotores do bem comum, possibilitando a realização da nossa identidade pessoal e coletiva, da nossa Humanidade.  

  

Deste modo, manteremos a exposição tal como está, como sinal da nossa tolerância e aceitação de opiniões diferentes. 

  

O Colégio Marista de Carcavelos