Colégio Marista de Carcavelos

Espaço Irmão Costa

O “Espaço Ir. Costa” é uma singela homenagem ao saudoso Irmão José Costa, um amante da mãe natureza e um zeloso cuidador da “Casa Comum”.
A atual configuração deste espaço data de 2006, por ação do Irmão Hermínio Carneiro e do professor Félix Lopes.
Na altura do Internato, entre os anos de 1965 e 1974, produziam-se, neste espaço, produtos hortícolas e fruta para abastecer os alunos internos. 
Com o fim do internato, a produção hortícola diminuiu e foram plantadas mais algumas árvores de fruto, especialmente abacateiros.
Com a construção do auditório e, mais tarde, do pavilhão, o espaço ficou reduzido a cerca de um terço.
Era frequente o Irmão Costa levar os seus alunos durante as aulas de catequese e nos recreios à quinta. Todos os antigos alunos de Carcavelos recordam, com saudade, as visitas à quinta, onde provavam a cana de açúcar, os figos e as azedas, que cobriam parte da quinta, formando um manto amarelo.
Em 2007, o espaço recebeu os primeiros animais: uma cadela abandonada com 6 cachorrinhos recém-nascidos. Depois vieram as galinhas, os patos, os coelhos, as cabras, os perus, o Ícaro e por fim o Reco e a Reca, porquinhos vietnamitas.
No espaço existe uma pequena vivenda, sede do movimento MarCha. Existe, ainda, uma magnífica casa na árvore, uma ampla churrasqueira e vários baloiços.
Em 2015, com a criação do “Espaço Ir. Joaquim” os animais foram transferidos para este novo espaço, tendo ficado apenas os cães e algumas galinhas no “Espaço Ir. Costa”.