Colégio Marista de Carcavelos

Selo de Qualidade de Gestão Marista

O Colégio Marista de Carcavelos recebeu o Selo de Qualidade do Modelo de Gestão Marista, um referencial baseado no modelo de excelência EFQM (European Foundation for Quality Management) que descreve todos os aspetos-chave relacionados com uma educação de qualidade. Para alcançar este reconhecimento, são trabalhadas seis áreas: direção, animação evangelizadora, gestão pedagógica, excelência na gestão, gestão tecnológica e gestão económica.
O processo de avaliação constou de uma visita ao colégio de quatro avaliadores credenciados da Província de Compostela que, durante dois dias de trabalho, se reuniram com as lideranças do colégio para perceber como este funciona. Neste trabalho, a documentação, os processos e as evidências são analisadas e um grupo focal de educadores é usado para contrastar todas as informações. As conclusões iniciais são apresentadas à Equipa Diretiva numa reunião de encerramento e, posteriormente, é enviado um relatório final, que inclui, para cada uma das áreas analisadas, os pontos fortes e as áreas a melhorar. Além disso, como o trabalho está baseado no modelo europeu de excelência EFQM, é fornecida uma avaliação quantitativa aproximada, referente a este modelo.
Após a entrega do relatório e em diálogo com a Equipa Provincial de Qualidade, o colégio elabora um plano de melhoria trienal que inclui três áreas principais de trabalho e várias ações corretivas para os aspetos com resultado mais baixos na avaliação. O colégio assume, assim, o compromisso de uma melhoria contínua ao trabalhar com o Modelo de Gestão Marista, pois a cada três anos será avaliado.